| IPCB recebe debate sobre Que Política(s) para o Ensino Superior no Interior do País? |
| Escrito por CienciaPT | |
| 14-Feb-2014 | |
20 de fevereiro, Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDando continuidade às iniciativas que tem vindo a desenvolver sobre o Ensino Superior e a sua rede, o Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) promove, no próximo dia 20 de fevereiro (5ª feira), no Auditório "Comenius" dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Castelo Branco, o encontro de reflexão e debate "Que Política(s) para o Ensino Superior no Interior do País?".
Neste encontro está prevista a presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, Prof. Doutor José Ferreira Gomes, do Presidente da CCDRC, Prof. Doutor Pedro Saraiva e do Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Prof. Doutor Joaquim Mourato. A sessão de abertura está marcada para as 14h00 com a intervenção do Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Prof. Coord. Carlos Maia, à qual se seguirá a do Presidente da Direção do SNESup, Prof. Doutor António Vicente. O Encontro "Que Política(s) para o Ensino Superior no Interior do País?" está organizado em dois painéis nos quais participarão, para além das individualidades já referidas, o Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Prof. Doutor António Fontainhas Fernandes, o Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Prof. Doutor João Sobrinho Teixeira, o Presidente da Assembleia Municipal de Castelo Branco, Prof. Dr. Valter Lemos, o Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Eng. Armindo Jacinto, o Vice-Reitor da Universidade da Beira Interior, Prof. Doutor João Canavilhas, o Vice-Reitor da Universidade de Évora, Prof. Doutor Manuel Cancela d'Abreu e o Diretor da Escola de Enfermagem S. João de Deus, Prof. Doutor Manuel José Lopes. Para o SNESUP “a discussão sobre a rede de Ensino Superior continua na ordem do dia. Depois do Encontro de 4 de dezembro, em Tomar, onde se debateram as diferentes perspetivas sobre o futuro da rede de ensino superior centrando a reflexão num âmbito nacional, é o momento de centrar a discussão sobre o tema no interior do país. Num tempo em que o impacto das dificuldades que vivemos se manifesta de forma mais vincada em regiões mais debilitadas como as do interior, é indispensável refletir sobre o papel do Ensino Superior no desenvolvimento do pais e da coesão territorial, bem com a necessidade de uma rede de instituições de ensino superior que visem tais desígnios”. |